Loja de produtos Maçônicos situada na Rua São Joaquim 443, Liberdade / SP.
Loja Online: http://horusalfaia.com.br/

"Suas Perguntas Respondidas" - A.R.L.S. Mario Melo 2410


A seguir estamos reproduzindo o conteúdo de um livreto que é distribuido na Loja "Mário Melo"  por ocasião de eventos públicos. Este livreto é por sua vez, a reprodução de outro distribuído pela Grande Loja Unida da Inglaterra, da qual obtivemos a autorização para reprodução.

P   O que é Maçonaria?

R Maçonaria é uma  organização mundial e secular beneficente. Ensina lições  morais e ajuda no auto conhecimento  através da participação  em reuniões alegóricas, simbólicas e administrativas.

P  Por que vocês são uma sociedade secreta?

R  Nós não somos uma sociedade secreta, mas os encontros nas lojas, assim como em outros grupos, são privativos e abertos somente para membros. As regras, estatutos e objetivos são abertos ao público.
Os locais das reuniões são conhecidos e sabidos e em muitos lugares são utilizados pela comunidade local em atividades não maçônicas.
Os seus membros são incentivados a falar abertamente sobre a maçonaria.

P  Quais são os segredos da Maçonaria?

R  Os segredos da Maçonaria são os modos tradicionais de reconhecimento os quais não são utilizados indiscriminadamente, mas apenas  como um teste confirmatório da regularidade de membro, por exemplo, quando se visita uma  Loja onde você não é conhecido.

P  O que acontece numa reunião?

R   As reuniões acontecem em duas partes. Como em qualquer associação  há um certo número de assuntos e procedimentos administrativos como atas, proposições, votações, para novos membros, discussão sobre assuntos  internos, eleições de oficiais, notícias e expedientes, cerimônias para admissão de novos membros, instalação de um novo dirigente, entre outras atividades. As cerimônias para admissão são feitas em duas partes – uma parte através de instrução dramática, e, lições ensinadas seguidas de discurso no qual o candidato toma conhecimento das suas várias tarefas e compromissos.

P  Não é um ritual ultrapassado  numa sociedade moderna?

R  Não. O ritual é uma experiência compartilhada que une os membros. O emprego do drama, suas alegorias e princípios imprimem os ensinamentos mais firmemente na mente do candidato do que se fossem passados a ele simplesmente, como a propósito, numa linguagem moderna.

P  Por que homens crescidos usam suas calças com as pernas arregaçadas?
R  É verdade que candidatos têm que arregaçar as calças durante suas cerimônias nos três graus quando são admitidos como membros. Tomando fora do contexto, isso pode parecer engraçado, mas como muitos outros aspectos da Maçonaria isso tem um significado simbólico.

P  Por que os maçons fazem juramentos?

R  Novos membros fazem promessa solene acerca de sua conduta na Loja e na sociedade. Cada membro também promete manter segredo os métodos tradicionais de reconhecimento os quais serão utilizados quando necessários ao reconhecimento entre maçons ou quando em visita a outras Lojas onde não é conhecido. Os maçons não juram lealdade a outros maçons ou à maçonaria. Os maçons prometem apoiar outros em tempos de dificuldades, mas apenas se esse apoio não conflite com suas obrigações perante Deus, a Lei, sua Família ou suas responsabilidades como cidadão.

P   Por que seus juramentos contêm castigos horrendos?

R Eles não existem mais. Quando o Ritual Maçônico foi desenvolvido nos anos 1600 e 1700 era muito comum nas práticas de juramentos legais e civis a aplicação de punições ou castigos terríveis e a Maçonaria daquela época, simplesmente seguia a prática daqueles tempos.
Na Maçonaria, contudo, as punições físicas foram sempre simbólicas e nunca levadas a termo. Após longas discussões, elas foram retiradas da suas leis em 1986.

P É verdade que os maçons preferem, em detrimento de outros não maçons, dar empregos, promoções e contratos etc.?

R Absolutamente não. Esta é uma prática condenável e prevista no código disciplinar maçônico. Quando da sua entrada como membro da maçonaria, cada candidato declara inequivocadamente  que não espera nenhum ganho material com a sua admissão. Em vários estágios e durante as três cerimônias da sua  admissão e, quando está na posse  efetiva da sua associação ele é forçado a recordar que tirar proveito da sua condição de membro não será tolerado pela leis maçônicas. Os regulamentos que cada candidato recebe contêm leis restritas sobre abusos que poderão resultar em penalidades variando entre suspensão temporária ou até a expulsão.

P Não é verdade que os maçons cuidam apenas deles mesmos?

R Não. No passado, a maçonaria envolveu-se em atividades beneficentes. Desde sua origem, a maçonaria apoiou não somente as viúvas e órfãos de maçons, mas também muitos outros na comunidade. Enquanto algumas cuidavam especificamente, mas não exclusivamente de maçons ou seus dependentes, outros colaboravam com organizações não maçônicas. Num nível local, as lojas dão substancial suporte às causas locais.

P  A maçonaria é uma religião ou é contrária à religião?

R  Absolutamente não. A maçonaria requer uma crença em Deus e seus princípios são comuns às muitas grandes religiões pelo mundo. A maçonaria não tenta repor ou substituir a religião. Cada candidato é incentivado a praticar sua religião e considerar seu Livro da Lei como a origem da verdade. A maçonaria não instrui seus membros em qual religião deve acreditar, nem oferece sacramentos. A maçonaria lida com as relações entre homens; A religião lida com a relação do homem com seu Deus.

P  Por que vocês chamam Livro da Lei e não a Bíblia?

R  Para a maioria dos maçons o Livro Sagrado é a Bíblia. Há muitos na maçonaria, contudo, que não são cristãos e para eles a Bíblia não é o seu Livro Sagrado e eles farão seus juramentos diante do Livro Sagrado da sua religião. A Bíblia sempre estará presente nas Lojas Maçônicas Brasileiras, mas como a organização recebe homens de diferentes credos, ela é chamada Livro da Lei. Portanto, quando o Livro da Lei é referido nas cerimônias, para um não cristão ele será o Livro Sagrado da sua Religião e para o cristão será a Bíblia.

P  Por quê vocês chamam Deus o Grande Arquiteto do Universo?

R  A maçonaria abraça todos os homens que acreditam em Deus. Seus membros incluem cristãos, judeus, hindus, muçulmanos entre outros. O uso da descrição como grande arquiteto evita desarmonia. O grande arquiteto não é um Deus maçônico específico ou uma tentativa de combinar todos os deuses em um. Portanto, homens de diferentes religiões rezam juntos sem ofensas a qualquer um deles.

P  Por que algumas Religiões não gostam da maçonaria?

R Existem elementos em certas religiões que não compreenderam a maçonaria e confundem rituais seculares com a liturgia religiosa.
Por exemplo, na Inglaterra, a Conferência Metodista e o Sínodo Geral da Igreja Anglicana ocasionalmente tem criticado a maçonaria, em ambas existem muitos maçons e certamente outros que estão consternados pelos ataques feitos à maçonaria, uma organização que tem sempre encorajado seus membros a serem ativos em suas  próprias religiões.

P  Por que a maçonaria não aceita católicos como membros?

R  Ela aceita. A condição primordial para admissão é a crença em Deus. Como essa crença é expressa e inteiramente dependente de cada indivíduo.

P  Não é a maçonaria mais um grupo de pressão política?

R  Absolutamente não. Enquanto os maçons individualmente têm suas visões  e crenças políticas a maçonaria em si nunca expressa ou professa uma visão político partidária. A discussão político-partidária nas reuniões maçônicas tem sido sempre proibida.

P  A maçonaria é uma ordem internacional?

R A maçonaria existe por todo o mundo livre. Cada potência maçônica é soberana e independente, e enquanto seguem os mesmos princípios básicos, podem ter diferentes maneiras de atuação. Não existe um governo internacional maçônico.
P  Qual a relação que existe entre a maçonaria e outras  associações como Lions, Rotary e outras?

R Nenhuma. Existem numerosas ordens fraternas que podem utilizar rituais, paramentos e organizações similares aos praticados na maçonaria. Elas não têm nenhuma conexão formal ou informal com a maçonaria.

P  Por que vocês não têm mulheres como membros?

R Tradicionalmente, A maçonaria está restrita para homens. Os pedreiros antigos eram todos homens, e quando a maçonaria foi organizada a posição da mulher na sociedade era diferente da de hoje. Entretanto se as mulheres desejarem ser maçons poderão encontrar lojas femininas no Brasil as quais são restritas apenas para mulheres.

P   Por que vocês usam paramentos?

R   O uso de paramentos é histórico e simbólico, é como um uniforme, serve para indicar a posição dos membros na organização.

P  Como e quando a maçonaria começou?

R Sua origem não é conhecida. O registro mais recente da maçonaria na Inglaterra é aquele de Elias Ashmole em 1646. Maçons organizados começaram fundando a Grand Lodge of England em 24 de junho de 1717, a primeira Grand Lodge no mundo. A Irlanda acompanhou e 1725 e a Escócia em 1736. Todas as Grand Lodges no mundo têm algum traço no seu começo nas Ilhas Britânicas.
Há duas teorias sobre a origem. Uma diz respeito aos pedreiros livres construtores das catedrais e castelos reuniam-se em lojas para discutir seus trabalhos. Tinham uma simples iniciação e como não havia cidades ou associações mercantis o comércio era então feito através de sinais secretos e palavras para demonstrar que eram pedreiros treinados e capazes quando mudavam de lugar. Nos anos 1600, essas lojas operativas começaram a aceitar não-operativos como cavalheiros maçons. Gradualmente esses não-operativos tomaram as lojas e tornaram lojas de livres e aceitos ou especulativos.
A outra teoria é que no final dos anos 1500 e início dos 1600 existia um grupo que estava interessado em promover a tolerância religiosa e política numa época de grande intolerância quando diferenças de opiniões em matéria de religião e política conduzia os povos aos campos de batalha. Formando a maçonaria, eles estariam tentando fazer melhores homens e construir um mundo melhor. Como os meios para o ensinamento naqueles dias eram através de alegorias e simbolismo, eles tomaram a idéia da construção como a alegoria central na qual formariam seu sistema. A principal fonte de alegoria foi a Bíblia, cujo conteúdo era conhecido por todos mesmo para aqueles que não sabiam ler, e o único edifício descrito em detalhes na Bíblia era o templo do rei Salomão, que se tornou a base do ritual. As antigas associações mercantis proviam-nos com mestres, vigilantes, tesoureiro e secretário, e as ferramentas dos pedreiros operativos proviam-nos com uma riqueza de símbolos para ilustrar os ensinamentos morais da maçonaria.

P Quantos graus existem na maçonaria?

R A maçonaria básica consiste de três graus (aprendiz, companheiro e mestre maçom) completados pelo capítulo do Real Arco. Existem outros graus maçônicos em ordens chamadas adicionais.

P  Quanto custa para ser maçom?

R Isto pode variar de loja para loja, mas qualquer um que deseje tornar-se maçom poderá encontrar uma loja dentro das suas possibilidades. Ao iniciar terá que arcar com os custos da iniciação e adquirir o avental. Todo o membro paga uma mensalidade a sua loja tornando possível o seu funcionamento.
Dependerá inteiramente de cada um. o que poderá doar para beneficência, mas deverá sempre ser feito sem comprometer o próprio ou os seus.





DISTRIBUIÇÃO GRATUITA


Traduzido e adaptado do Livreto Promocional:  
“Your Questions Answered” da United Grand Lodge 
of England-November 2001
© Copyright 2001
A:. R:. L:. S:.   “MÁRIO MELO” N° 2410
Rua São Caetano, 179 Campo Grande – CEP 52031-070
Reuniões as quartas-feiras às 19h 30min
Recife – Pernambuco – Brasil
site: WWW.ARLSMARIOMELO.ORG.BR